agosto 17

0 comments

O que é a Constelação Familiar

By Solange Gomes

agosto 17, 2022


Evoluir constantemente e alcançar uma vida plena são as maiores busca do ser humano. Portanto, os indivíduos procuram continuamente conhecimentos que possam despertar esse potencial infinito individual.

Visando um autodesenvolvimento ainda mais efetivo, a constelação ajuda o indivíduo a compreender as origens de seus comportamentos e quais deles são favoráveis ou são prejudiciais nesse processo evolutivo.

A constelação familiar, é uma terapia  de base psicodramátical voltada para resultados imediatos, e pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo. Nas sessões, o cliente traz um tema específico a ser resolvido, seja no âmbito pessoal, profissional, emocional, físico ou espiritual. A duração da constelação é bastante flexível, variando de 15 minutos a 2 horas, dependendo do tema contextualizado pelo indivíduo que passará pelo processo

Este recurso é realizado por meio de uma encenação em que o terapeuta indaga a pessoa, de modo a identificar a questão a ser solucionada. Em seguida,  participantes do grupo representam componentes da dinâmica a ser trabalada. São estes participantes que apresentam os elementos do problema vivenciado pelo indivíduo, levando-o a rever a situação que exige solução a partir de outra perspectiva. No papel de observador, o cliente compreende o acontecimento com uma visão sistêmica, identificando as escolhas que o levarão a solucionar o conflito em questão.

O objetivo vai além de “compreender” como determinado acontecimento familiar interfere no senso de identidade, propósito e modo de viver do indivíduo. O que realmente a Constelação nos proporciona é a integração de tudo o que é, exatamente como é, e de tudo o que foi, exatamente como foi. Isso nos libera de emaranhados inconscientes, ficamos mais leves para guiarmos nossa vida sem auto boicotes O foco é sempre estabelecer um relacionamento saudável da pessoa consigo própria e dela com o mundo.

Benefícios da Constelação Familiar

– Liberdade Interna ou  sentimento de tranquilidade para se assumir er sua própria vida;

– Melhora significativa na relação consigo mesmo e com suas o mundo que te cerca de forma mais saudável e produtiva

– Identificação e eliminação de crenças, auto boicotes e emoções desnecessárias, improdutivas e danosas;

– Quebra de padrões negativos, repetitivos e limitadores;

– Senso de pertencimento pessoal, com o sistema familiar e com o mundo;

– Fluidez nas relações familiares baseadas em amor, respeito e liberdade

Solange Gomes

About the author

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Direct Your Visitors to a Clear Action at the Bottom of the Page

>